Diário de Bordo

Patagônia 2010


 

Voltar à página anterior

Dia 0A preparação!

 
 

Ir para a próxima página

Dia 2Cambará do Sul, RS

Dia 1

São Paulo, SP à Cambará do Sul, RS (da tranquilidade ao desespero!)

Bom, nossa viagem começou, saímos de São Paulo às 06h30min. Planejamos chegar em Cambará do Sul às 19h.

No começo tudo tranquilo, em 30min estavamos na Regis Bittencurt sem trânsito nenhum. Por volta de 8h resolvemos parar para tomar nosso primeiro café da manhã na estrada, paramos no restaurante do japonês, simples, mas com boa qualidade. Voltamos para a estrada.

Conversei com a Dani e resolvemos esticar até Curitiba, tivemos que tomar nossa primeira decisão de estradas, tinhamos a opção de seguir pela BR-101 ou continuar pela BR-116, ficamos com medo da BR-101 devido as chuvas de Santa Catarina e fizemos a escolha de seguir pela BR-116. Como o caminho ainda era longo resolvemos parar para almoçar, encontramos um excelente "espeto corrido" em Curitiba, chamado Nova Estrela, bom preço e qualidade.

A Dani comeu muito bem, adora um bom churrasco!

Saímos do restaturante por volta de 13h e seguimos na BR-116 com destino à Lajes(SC), ao deixarmos Curitiba a primeira surpresa a BR-116 deixa de ser duplicada e segue em pista unica até Porto Alegre(RS). Imaginem uma rodovia com centenas de caminhões de pista unica!

Ao completarmos 500KM o combustível da Ranger chegou em 1/4 e resolvemos encontrar um posto de gasolina, rodamos uns 5KM e abastecemos. MInha segunda surpresa a Ranger V6 4.0 fez 9KM por litro! Quase um carro 1.0 na estrada!

Seguimos nossa viagem para Lajes(SC), ao cruzarmos a divisa entre o Paraná e Santa Catarina comecou a chover e nossa velocidade diminuiu muito, pista unica, caminhões, chuva, tudo junto! Acredito que nossa velocidade média era de 60KM/H.

Conseguimos chegar à Lajes(SC), na verdade nosso destino era pegar outra estrada em Correia Pinto(SC), mas como a chuva estava muito forte resolvemos seguir até Vacaria(RS) e tentar chegar em Cambará do Sul(RS).

A chuva durou aproximadamente 2h30min, todo o trecho de Santa Catarina, quando pasamos a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul a chuva parou.

Chegamos em Vacaria(RS) próximo das 19h, mas acreditem parecia 16h o sol estava muito alto e forte. Pegamos a estrada sentido Bom Jesus(RS), ótima estrada, pista unica, mas sem nenhum movimento, às 19h30min chegamos em Bom Jesus(RS). A cidade não tinha nenhuma estrutura para dormirmos e nenhum posto de combustível, comecei a ficar preocupado a Ranger estava com um pouco menos de 1/2 tanque.

Seguimos nossa viagem para São José dos Ausentes(RS) (64KM) e olha ausente nisso, não entramos na cidade e seguimos para Cambará do Sul(RS) o GPS apontava mais 60KM para nosso destino final e já eram 19h50min. Rodamos uns 15KM pela estrada e nossa terceira surpresa a estada era de terra. Como não tinhamos opção de hospedagem resolvi (isso no singular... a decisão foi minha) ir para Cambará do Sul(RS).

Como notícia ruim nunca chega sozinha, ao entrar na estrada de terra a Ranger acendeu a luz de reserva do combustível. O ponteiro abaixou do nada, não sei o que aconteceu. Rodamos 20KM e encontramos uma pousada na estrada, perguntei se existia algum posto de combustível e me informaram que o próximo era em Cambará do Sul(RS), aproximadamente 40KM. Perguntei o preço da hospedagem e tive a impressão de que a atendente se aproveitou da ocasião para cobrar um preço abusivo para dormirmos. Isso ocorreu por volta de 20h30min, acreditem ainda estava muito claro. Eu resolvi (novamente eu) arriscar e ir para Cambará do Sul(RS).

Comecei a rezar para o combustivel não acabar durante toda a viagem! Passou uns 20min e escureceu, virou um breu total com diversas vacas e bois pela estrada.

Chegou minha quarta surpresa, no meio da pista apareceu um desnivel de aproximadamente 1,5 metros. O que aconteceu? Pra nossa sorte eu não tive o reflexo de virar o volante e entrei com a Ranger bem no meio do desnivel! Minha unica reação foi de acionar o pedal do freio!

Tomamos um baita susto, mas graças a Deus não aconteceu nada (olha hoje tive mais do que prova de que Deus existe).

Depois desse susto chegamos em Cambará do Sul(RS) às 21h30min, fomos diretos à pousada mais próxima das que escolhemos como opção. Olhamos a cabana e gostamos, bem confortável e aconchegante. A pousada chama Encanto da Serra, não sei se tem site, mas amanhã pergunto ao proprietário.

Bom para o primeiro dia está ótimo, foi da tranquilidade ao desespero, mas graças a Deus chegamos a salvo em Cambará do Sul(RS). Amanhã tem mais!

 

Voltar à página anterior

Dia 0A preparação!

 
 

Ir para a próxima página

Dia 2Cambará do Sul, RS

Comentários