Diário de Bordo

Serra Catarinense - 2011


 

Voltar à página anterior

Dia 1De São Paulo, SP à Urubici, SC

 

Dia 2

Em Urubici-SC, conhecendo a Serra Catarinense

Hoje resolvemos acordar um pouco mais tarde, aproveitamos para descansar. Logo ao acordar a primeira ação foi olhar como estava o tempo, e o tempo fechado com garoa continuava.

Tomamos café na pousada e pedimos informações e mapas dos pontos turísticos de Urubici-SC. Deixamos a pousada por volta de 10h30min e fomos ao centro de informações turísticas da cidade. Pegamos os mapas e as indicações dos lugares e resolvemos tentar a sorte no Morro da Igreja.

O caminho para o Morro da Igreja é bem tranquilo (subida, subida e mais subida), são 30KM do centro de Urubici-SC, sendo que o techo inicial de 4KM é de terra (estavam com obras para asfaltar o trecho) e os demais de asfalto. Durante todo o caminho nada do tempo melhorar, fomos até o final da estrada chegando a base da aeronáutica, mas a neblina estava muito forte, literalmente estavámos andando nas nuvens o GPS apontava 1.810 metros de altura.

No caminho de volta resolvemos parar na Cachoeira Véu de Noiva, conheço diversas cachoeiras com esse nome, mas confesso que essa se parece mesmo. Um lugar muito bonito, no verão acredito que seja até possível encarar a água super gelada!

Após o Véu de Noiva retornamos a cidade para conhecer as Inscrições Rupestres e a famosa Cachoeira do Avencal, os dois lugares ficam na SC-430 em direção a cidade de São Joaquim-SC. Primeiro paramos para conhecer as inscrições rupestres e depois fomos até a parte alta da Cachoeira do Avencal. Na volta resolvemos conhecer a parte baixa, seguimos uma estrada de terra até sua base, mas no final da estrada a chuva apertou e decidimos voltar lá quando o tempo estiver melhor.

A maioria dos pontos turísticos de Urubici-SC ficam em propriedades particulares e em todos os lugares os turistas são bem-vindos, mas em alguns lugares são cobrados valores simbólicos para manutenção e preservação do local.

Tanto na pousada como no centro de informações ao turista nos informaram que existe possibilidade de neve para amanhã, o tempo está muito úmido. Confesso não acreditar que possa nevar, hoje as 16h o termômetro no centro de Urubici-SC registrava 10ºC, sendo que a máxima foram 12ºC.

Bom por hoje é isso, amanhã dependendo das condições do tempo vamos à Urupema-SC conhecer a cidade e a famosa cachoeira que congela.

Vejam algumas fotos de hoje

Vista da cidade de Urubici-SC da janela do nosso quarto

Caminho para o Morro da Igreja

O Morro da Igreja (ou da neblina)

A Cachoeira Véu de Noiva

Mirante no caminho ao Morro da Igreja

As Inscrições Rupestres

A Cachoeira do Avencal

Mirante e estrada voltando à Urubici-SC

Continuem nos acompanhando ... até mais!

 

Voltar à página anterior

Dia 1De São Paulo, SP à Urubici, SC

 

Comentários