Diário de Bordo

Chapando no Brasil - 2012


Dia 2

De Montes Claros, MG à Ituaçu, BA

Hoje não conseguimos cumprir a meta de chegar na cidade de Lençois, BA. Saímos de Montes Claros, MG às 07h30min, traçamos a rota para a cidade de Lençois e GPS apontou que chegaríamos na cidade por volta das 15h30min... doce ilusão.

Sabemos muito bem que não se pode confiar em GPS, mas há muito tempo não eramos enganados.

De Montes Claros, MG até a cidade de Guanambi, BA nenhuma novidade, todos os percursos e tempos foram traçados corretamente, mas de Guanambi, BA em diante foi surpresa após surpresa.

Começando pelo pequeno problema apresentado pela Ranger. Resolvi parar em um posto para pedir informações, acabo de entrar e um Sr. se dirigi até a Ranger, abaixa próximo a roda e começa a falar que viu um vazamento de óleo no carro. Eu abaixei e vi o eixo do lado direito cheio de óleo... já pensei ferrou!!! Não sei como, mas acreditem devido ao calor da região a graxa que lubrifica o terminal de direção derreteu e vazou.... me pregou um baita susto. O Sr. já meio triste viu que não ganharia o dia para consertar o carro!

Perguntei para ele se estava na direção certa para a Chapada Diamantina, recebi um simples sim como resposta! Como não acreditei resolvi seguir para o outro lado... acabou que encontramos um restaurante para almoçar e pedir informações mais confiáveis.

No restaurante, pedi informações para o caixa e posso dizer que foi o único que sabia mais ou menos como chegar na Chapada Diamantina. Acreditem ninguem na Bahia sabe como chegar na Chapada Diamantina. Ele me deu as dicas de nome de municipios para seguir nas placas, foi o que salvou.

Começamos um novo problema, sinalização e qualidade das estradas na Bahia... esqueçam isso não existe aqui. Chegavamos nas cidades e não conseguiamos informações via placa, tivemos que confiar 100% no GPS, foi ai que quebramos a cara. A unica rota possível para o GPS nos jogou em uma estrada deserta e que depois de 70KM percorridos virou de terra. Como já se aproximava das 14h e tinhamos ainda uns 250KM para percorrer, decidimos abortar o caminho indicado pelo GPS e voltarmos até a cidade de Caetité, BA e procurarmos a rota para a cidade de Brumado, BA (dica do caixa do restaurante). Chegando em Caetité, BA resolvi abastecer o carro e pedir informações, ninguem no posto sabia informar que caminho seguir para a Chapada. Sorte que estávamos com ao IPAD e a cidade tinha corbetura de 3G. Lá vamos nós para o google maps tentar encontrar um caminho para seguir.

Depois de muito sofrimento e pergunta para diversas pessoas e clientes conseguímos montar uma nova rota. Dessa vez garantindo que o percurso todo seria de asfalto. Essa mudança atrasou nosso ponto de parada final, pois a cidade de Lençois, BA ficou muito longe de onde estávamos, a rota que resolvemos fazer: Caetité - Brumado - Tanhaçu - Ituaçu - Barra da Estiva - Mucugê e Lençois, com isso resolvemos pernoitar na cidade de Ituaçu, BA.

Eis que surge um novo problema... péssima estrada! As estradas na Bahia estão péssimas, principalmente quando saímos da rota dos cegonheiros. Hoje em 10h30min percorremos apenas 680KM. Em um trecho de apenas 25KM demoramos quase 1h (Trecho entre Tanhaçu, BA e Ituaçu, BA).

Chegamos em Ituaçu, BA às 18h e encontramos uma boa pousada no início da cidade, chama-se "Pousada Portal da Chapada".

A cidade é pequena, mas bem agitada. Jantamos numa pizzaria que fica na avenida principal, chama-se "Flor de Liz". O centro da cidade inteiro possui som ambiente! Nunca vimos isso em nenhuma das cidades do interior que já visitamos.

Por hoje é isso! Amanhã seguiremos para Lençois, BA pretendemos sair bem cedo para aproveitarmos o restante do dia na Chapada Dimantina.

Veja as fotos de hoje.

Estrada... estrada e mais estrada!

Graxa derretida vazando na Ranger

Guanambi - BA

Mais estrada!

GPS FAIL !@#$%&

Pensamos que a estrada estava ruim!

Mas na verdade ainda era um tapete perto dessa estrada!

Pizzaria Flor de Liz

A lua vista do estacionamento da pousada!

Comentários