Diário de Bordo

De São Paulo ao Atacama - 2014


Dia 5

De Salta, ARG à San Pedro de Atacama, CHI: Pucará de Tilcara e Travessia das Cordilheiras por Paso Jama

Hoje nosso dia foi perfeito, seremos breves pois estamos sem palavras!

Conseguimos deixar Salta, ARG às 9h com tudo resolvido, check-out no hotel, carro abastecido, dinheiro no bolso...

Tinhamos duas opções de estradas para seguir sentido a fonteira do Chile, uma via mais rápida, porém sem paisagens ou uma via mais lenta, porém muito estreita, cheias de curvas e de lindas paisagens... claro que optamos pela mais lenta!

Gastamos praticamente 2h para percorrermos pouco mais de 90KM, porém conhecemos uma rodovia bem diferente das que já enfrentamos na Argentina, cheia de serras, curvas, diques e belas paisagens. Esse é o trecho da Ruta 9 que liga a cidade de Salta, ARG até San Salvador de Jujuy, ARG.

Depois de San Salvador de Jujuy, ARG seguimos para a cidade de Tilcara, ARG conhecer uma cidade do povo pré-hispanico que foi restaurada. Sempre tivemos vontade de conhecer um lugar assim, e indicamos para todos que gostam vale muito á pena. Aproveitamos para almoçar na cidade, encontramos na saida do parque uma pequena loja de lanches... muito bons por sinal! Jamon, queso de cabra, lechuga e tomate.

Tilcara, ARG fica 17KM após a saída para a fronteira com o Chile, deixamos a cidade às 14h e voltamos 17KM para finalmente iniciarmos nossa tão esperada travessia, a Cordilheira dos Andes pelo Paso Jama. Escolhemos o Paso Jama pela sua altitude, que oficalmente tem a parte mais alta 4.800m referente ao nível do mar. Porém o trecho mais alto que o nosso GPS registrou foi de 4.822m.

O problema é que nos imaginávamos que chegaríamos nessa altitude e logo desceríamos para uma altiude entre 3.000m e 3.500m, mas isso foi puro engano... trafegamos por mais de 2 horas acima dos 4.000m.

Estavamos um pouco precupados com o horário, pois deixamos Tilcara, ARG tarde, e o GPS apontava que chegaríamos em San Pedro de Atacama às 18h30min, mas nessa projeção não estavam inclusos os tramites aduaneiros para deixarmos a Argentina e entrarmos finalmente no Chile, demos muita sorte e a aduana estava completamente vazia e gastamos apenas 40min para resolver tudo, incluindo a vistoria de bagagem do veículo que foi a mais criteriosa que já enfrentamos até hoje... eles olham tudo!

Além disso existem alguns atrativos no caminho, sendo os principais a "Serra das Sete Cores" e o "Salar Grade".

Com todos esses detalhes, chegamos em San Pedro de Atacama, CHI às 21h40min... dirigimos por mais de 2 horas no topo da Cordilheira dos Andes já de noite... Sensação única de dirigir acima dos 4.800m e ainda de noite... isso ficará para sempre nas nossas lembranças!

Bom por hoje é só, amanhã teremos um dia de cama no Atacama.... pois estamos exaustos!

Vejam as fotos de hoje!

Saída de Salta, ARG... a loucura começa depois das 10h

Ruta 9

Sentido Pucará.. já subimos um pouco

Pucará de Tilcara

Nosso almoço

Serra das Sete Cores

Início da travessia das Cordilheiras

Suas curvas

Queremos envelhecer assim!!!!

Já está alto? Achamos que não!

Vicunãs

Mais Curvas

Salar Grander, Argentina

Llamas

Abastecendo o carro pra chegar no Chile

Aduana

Chegamos ao Chile!

Nosso jantar

O ponto mais alto....

Comentários