Diário de Bordo

Patagônia 2010

Voltar à página anterior

Dia 3Cambará do Sul, RS à Pelotas, RS

Dia 4

Pelotas, RS à Punta del Este, URY

Hola, ¿cómo estás?

Ufa!! Chegamos em Punta del Este(URY). Hoje conseguimos tirar o atraso de nosso cronograma e chegamos ao Uruguay. Criamos vergonha na cara e acordamos cedo, mesmo com a delicia de cama que encontramos em Pelotas(RS).

Estamos mais do que surpresos com a hospitalidade das pessoas do Rio Grande do Sul e do Uruguay. Ontem o pessoal da pousada Krolow (que quiser conhecer o Laranjal em Pelotas(RS) nem procure outra pousada) foi super atencioso conosco (apenas um detalhe, rodamos tanto em Pelotas(RS) procurando hoteis, que fomos parar na Lagoa dos Patos sem saber). Em Cambará do Sul(RS), podem ficar na pousada Encanto da Serra, excelente atendimento também.

Deixamos Pelotas(RS) ás 07h rumo ao Chuí(RS), pegamos a BR-471 e cortamos toda a reserva do Taim, estrada muito boa e bonita, quem possui carro com piloto automático só precisa se preocupar em manter as mãos no volante, acredito que a estrada possui mais de 100KM de linha reta.

Fotos da BR-471 e Reserva do Taim:

Chegamos no Chuí(RS) às 10h30min, posso definir como a Ciudad del Este(PY) um pouco mais arrumada. O trevo de acesso ao Chuí(RS) te joga direto na avenida que divide o Brasil do Uruguay, tomamos o café da manhã na cidade e partimos rumo a Punta del Este(URY).

Chuí(RS) e divisa entre Brasil e Uruguay:

Logo que passamos a placa na rodovia informando que estavamos no Uruguay, enfrentamos nossa primeira aduana, o processo foi bem tranquilo, paramos o carro em um pequeno estacionamento, e nos dirigimos a sala de imigração, solicitaram nossos documentos, o documento do carro e o seguro carta-verde. Após esse processo o veículo é vistoriado (vistoria bem rápida, apenas olham o que estão levando, os guardas nem perguntaram sobre o galão de 20L de gasolina que eu levo na caçamba!), fomos liberados e seguimos viagem.

Seguimos pela estrada seguindo placas de Punta, como não estamos mais no Brasil, comecei a respeitar os limites de velocidade, a distância entre o Chuy(URY) e Punta del Este(URY) é de pouco mais de 250KM, a estrada continua a mesma reta do final do Brasil, e pagamos apenas um pedágio de $45 pesos uruguaios (R$ 4,50). Após uns 150KM no Uruguay, a Ranger ficou com combustível abaixo de meio tanque, e não cometi a mesma burrada do primeiro dia, abastecemos no posto da bandeira Esso, e optamos por abastecer com "Nafta" (uma gasolina super), isso eu achei muito caro, a gasolina no Uruguay varia entre R$ 2,90 e R$ 3,10, mas parece durar mais, pois não possui mistura de alcool.

Foto da estrada no Uruguay:

Chegamos em Punta del Este(URY) às 13h30min e começamos a procurar um hotel, já sabiamos que a hospedagem em Punta era cara, mas resolvemos tentar encontrar algum hotel, rodamos um pouco e encontramos um hotel chamado "Hotel Atlântico", na "Plaia Brava", a diária do casal custa U$ 110,00, na pesquisa que realizei antes pela internet, hoteis com a mesma qualidade tinham um custo de U$ 250,00, resolvemos ficar.

Chegada em Punta del Este(URY):

Descarregarmos nossa casa ambulante, resolvemos dar uma volta na praia (a pé). Orla muito bonita e limpa, não encontramos nenhum lixo jogado na rua, na calçada ou na areia da praia. Nenhum guardador de carros, nenhuma placa de proibido estacionar, nenhuma buzina, nenhum carro com som alto. Acreditem, para uma quarta-feira a praia estava lotada! Outro detalhe é a educação no trânsito, se você pisar na faixa de pedestre, o trânsito para imediatamente.

Depois de andarmos um pouco resolvemos almoçar e encontramos um restaurante chamado "Del Miro" na beira da praia. Comemos muito bem e gastamos o equivalente a um almoço da mesma qualidade em sampa, $840,00 pesos (R$ 84,00). Sem falar no atendimento nos lugares, te tratam super bem. No início ficamos preocupados com o idioma, pois eu não sei falar nem o português direito, mas é super tranquilo!

Fotos da Plaia Brava em Punta del Este(URY):

Bom por hoje é isso, amanhã seguiremos nossa viagem para Colonia del Sacramento(URY) para pegarmos o Buquebus com destino à Buenos Aires(ARG). Não esqueçam de nos acompanhar! (A Dani está assistindo a novela Favorita da Globo, só que em espanhol, mulher é fogo, só quer sabe de novela! E eu consegui encontrar um canal que passa Chaves em seu idioma original!)