Diário de Bordo

Serra Catarinense - 2011

Dia 5

Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco

Hoje realizamos as duas visitas que faltavam no planejamento de nossa viagem, conhecer a Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco.

Pretendiamos fazer uma serra por vez, mas o pessoal da pousada sugeriu fazermos em apenas um dia, descendo por uma e subindo por outra. Escolhemos descer pela Serra do Rio do Rastro e subir pela Serra do Corvo Branco.

Na noite passada nevou muito na região, durante o caminho para a Serra do Rio do Rastro passamos por diversos lugares que ainda estavam cobertos de neve.

A serra do Rio do Rastro fica aproximadamente 80KM de Urubici-SC, é uma serra muito bonita com diversas cachoeiras e com inumeras curvas! A dica fica para subir a serra, a maioria dos pontos de parada ficam do lado de quem sobe!

Após descermos a Serra do Rio do Rastro passamos por diversas cidades de Santa Catarina para chegarmos até a Serra do Corvo Branco. No topo da Serra do Rio do Rastro estávamos aproximadamente a 1.100 metros de altitude, no final da Serra o GPS apontava 150 metros. De 3ºC passamos para 16ºC, logo começamos a sentir calor, mas a alegria durou pouco mais de uma hora, quando começamos a subir a Serra do Corvo Branco o frio voltou.

As duas serras são lindas, mas confesso que a do Corvo Branco é muito mais emocionante. Nas fotos da pra perceber!

Para quem um dia pensar em conhecer as serras, a Serra do Rio do Rastro é 100% asfaltada, já a Serra do Corvo Branco possui um asfalto muito precário e em alguns trechos de subida / descida, no restante é toda de terra, são 50KM entre a cidade de Grão Pará-SC e Urubici-SC.

A Serra do Corvo Branco termina na estrada que da acesso ao Morro da Igreja, queriamos fechar nosso dia com uma vista do morro com o tempo aberto, mas fomos impedidos de chegar ao topo devido a forte neve que caiu na noite anterior e que deixou mais de 40 turistas presos no morro. Por conta disso a Aeronáutica decidiu fechar os portões e acesso após as 16h.

Na volta do jantar fomos novamente até o termômetro da cidade que às 21h registrava -1ºC, o teto e a lona da Ranger estavam congelados... amanhã temos previsão de geada!

Hoje foi nosso último dia em Urubici-SC amanhã iniciaremos nosso caminho de volta, pretendemos sair ás 09h e chegar em casa as 21h.

Amanhã concluiremos as fotos de toda a viagem.

Vejam as fotos que tiramos hoje.