Diário de Bordo

De São Paulo ao Atacama - 2014


Dia 7

Em San Pedro de Atacama, CHI: Geysers Del Tatio

Hoje o nosso dia começou bem cedo, acordamos às 3h30min e arrumamos nossas coisas para partir rumo aos geysers Del Tatio e deixamos a pousada às 4h20min. Os geysers ficam aproximadamente à 90KM da cidade de San Pedro de Atacama, CHI, e o seu acesso é através de estrada de rípio que em 90% do seu trecho está em ótimas condições.

O caminho praticamente tem 90KM de subidas, pois os geysers estão acima dos 4.200M de altura em relação do nível do mar, e tem em alguns trechos muitas curvas, como era de madrugada seguimos todo o caminho na escuridão, e as vezes encontravamos algum carro seguindo para o mesmo destino.

Resolvemos sair para visitar os geysers esse horário devido todas as agências terem como horário de partida às 4h, como estamos fazendo o tour sem guias seguimos o exemplo das agências.

Chegamos na portaria de acesso ao geysers às 06h10min, para acesso aos geysers é cobrado uma taxa de 5.000 pesos chilenos por pessoa. Durante o caminho começamos a sentir uma queda muito forte na temperatura, mas dentro do carro e com o ar quente ligado tudo se resolve. Assim que chegamos na portaria avistamos o guarda vestido como se estivesse pronto para caminhar na neve, quando abrimos a janela do carro percebemos o quanto estava frio. Pena não termos nenhum termometro para medir a temperatura no momento, no local também não existem marcadores de temperatura, mas com certeza estava abaixo de 0°C.

Como ainda estava escuro quando chegamos, não era possível avaliar o tamanho do lugar, só conseguiamos avistar alguns pontos de fumaça utilizando o farol do carro ou a lanterna. Com o amanhecer do dia, começamos a ter noção da quantidade de geysers existentes no local, são 10KM² de área e diversos tipos de geysers.

O problema desse atrativo é o frio, só sentimos frio assim quando visitamos o Morro da Igreja em Urubici, SC no inverno de 2011, aonde a temperatura marcava -4°C com senção térmica de -17°C e estavamos bem agasalhados. Conseguimos suportar apenas 35min fora do carro, e depois retornamos para nos aquecer.

Após visitarmos a parte aonde se concentra a maioria dos geysers nos deslocamos para a piscina termal, a água é quente, mas imaginem ficar de bermuda e sem camisa antes de entrar na água com a temperatura ambiente abaixo de 0°C. Eu entrei, mas a Dani não teve coragem. Agora posso dizer que o pior não foi entrar e sim sair... nunca na minha vida inteira senti tanto frio!

Após o banho termal deixamos o parque dos geysers e começamos a fazer o caminho de volta para ainda contemplar as paisagens e visitar o povoado de Machuca. Nesse povoado é possível comprar artesanato local e experimentar o famoso churrasquinho de llama, imaginem se nós não experimentamos!

Retornamos a cidade de San Pedro de Atacama, CHI e chegamos por volta de 12h. Deixamos as coisas na pousada e fomos almoçar, queriamos conhecer na parte da tarde dois atrativos, a Laguna Cejar e a Laguna Tebinquiche. Eu havia agendado com um cliente um suporte remoto para resolver um problema às 14h.... trabalhei das 14h às 16h, por sorte deu tempo de resolver os problemas, pois assim que terminei a internet da pousada deixou de funcionar voltando após as 21h.

Pra variar estamos com um probleminha de saúde, achamos que devido aos fortes temperos utilizados nas refeições, mais a temperatura elevada durante o dia e a altitude, nossos corpos não tem trabalhado bem. Optamos por ficar descansando na pousada durante toda a tarde e jantamos no nosso quarto mesmo, o santo chá com bolacha pra ajudar o corpo!

Amanhã pretendemos visitar as Lagunas Altiplánicas Miscanti e Miñiques. Continuem viajando com a gente!

Chegada ao parque Del Tatio

Os geysers

Imaginem o frio nessa altitude.

Motorhome da Bélgica rodando aqui!

Rio formado pela saída de água dos geysers

A piscina termal

O Roberto correndo para entrar na água

Mais alguns geysers

O caminho de volta... o mesmo que percorremos em total escuridão

Povoado de Machuca

Vai um espetinho de llama? Aprovamos!

A fila de espera pelos espetinhos

As llamas antes de virarem comida!

Alguns "Flamencos"

Mais alguns pontos de parada durante o caminho de volta

Nosso pequeno almoço!

Pra finalizar... nosso jantar... chá de coca!

Comentários