Diário de Bordo

De São Paulo ao Atacama - 2014


Dia 8

Em San Pedro de Atacama, CHI: Laguna Chaxa, Valle de Jere, Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche

Mais um dia de Atacama, mas mudamos nosso plano de atrativos, não fomos visitar as Lagunas Miscanti e Miñiques. Como ainda não sabíamos qual seria a reação dos nossos corpos após o chá de coca, preferimos fazer um roteiro um pouco mais próximo da cidade de San Pedro de Atacama, CHI. Optamos por visitar os atrativos, Laguna Chaxa, Valle de Jere, Laguna Cejar, Ojos del Salar e por último a Laguna Tebinquiche.

Embora o número de atrativos pareça grande, as distâncias percorridas são bem curtas, não rodamos mais de 180KM para visitar todos eles.

Saímos da pousada às 10h30min e fomos direto a Laguna Chaxa que era o ponto mais distante. A Laguna Chaxa é um parque de proteção aos Flamincos e outras espécies da região, a visitação é feita através de trilhas que chegam próximo ao local aonde os Flamincos costumam ficar, para acessar o parque é cobrado uma taxa de 2.500 pesos chilenos por pessoa. Ficamos aproximadamente 1h no parque tirando fotos dos Flamincos.

Deixamos a Laguna Chaxa e fomos direto ao Valle de Jere, esse lugar é um verdadeiro oásis no deserto, pois ao seu redor não existe nada, e no meio daquele vale existe muita água, além de diversas árvores, incluíndo árvores frutíferas da região, para acesso ao parque é cobrada uma taxa de 2.000 pesos por pessoa.

O Valle de Jere fica próximo ao povoado de Toconao, aproveitamos para entrar no povoado e procurar algo para nos refrescar... encontramos apenas soverte da Nestle.

De Toconao fomos direto para a Laguna Cejar, famosa pela alta cocentração de sal na sua água que não permite que o nosso corpo afunde. É uma sensação completamente estranha, você pode tentar afundar de qualquer jeito que não vai conseguir. A concentração de sal é tão grande que logo ao sair da Laguna você começa a sentir a pele repuxar e começa a ficar completamente branco de sal. Além disso existe um segundo lago apenas para fotos e um terceiro lago com alguns Flamencos.

Saindo da Laguna Cejar, pedimos informações para conhecer outra laguna, a Trebinquiche. No caminho para a laguna Trebinquiche encontramos também os Ojos del Salar, são dois buracos cheios de água, porém aqui a quantidade de sal na água não é tão grande e é possível afundar normalmente. Eu aproveite para dar um mergulho e me refrescar do calor do deserto mais uma vez, não é cobrado nenhum tipo de taxa para entrar no Ojo del Salar.

Após os Ojos del Salar, fomos visitar nosso último atrativo de hoje, a Laguna Trebinquiche. Na Laguna Trebinquiche existe opção de mergulho em uma de suas lagunas, porém é bem mais rasa do que a Laguna Cejar. O que vale na Laguna Trebinquiche é o visual, aqui existe uma parte do salar bem branca, além de todo o visual do lugar. Na Laguna Trebinquiche também existe uma parte aonde os Flamencos costumam ficar, mas hoje não conseguimos localizar nenhum. Para acesso à Laguna Trebinquiche é cobrado uma taxa de 2.000 pesos chilenos por pessoa.

Chegamos na pousada próximo das 20h30min, ficamos completamente o dia todo fora, a boa notícia é que o chá de coca deu certo... já estamos quase 100% de saúde!

Para finalizarmos o dia resolvemos jantar uma pizza para não perdermos o costume.

Amanhã será o nosso último dia em San Pedro do Atacama, e finalmente visitaremos as Lagunas Miscanti e Miñiques e o Salar de Tara.

Vejam as fotos e continuem viajando com a gente

O deserto do Atacama

Parque Laguna Chaxa no Salar de Atacama

Para refrescar o calor do deserto

Cemitério do povoado de Toconao

Valle de Jere, um oásis no meio do deserto

Habitações pré-hispanícas cavadas à mão

Aonde está a mão do Roberto?

Laguna Cejar

Quantidade de sal que fica no corpo após o mergulho

O almoço da Dani

Uma Defender com placas do Chile

Nossa bagunça após 1 semana de viagem

Ojo del Salar

Pele seca depois de tanto sal

Que tal um mergulho no Ojo del Salar?

Uma pintura natural

Laguna Tebinquiche

Mais um pôr do sol

Nosso jantar... pizza!

Cédulas do Chile, faltou a de 2.000

Comentários